Luiz Henrique

Talvez por teimosia ou puro exercício de fé, ainda acredito na natureza humana ...

Textos

Casar por amor ? Por que ?
(Luiz Henrique)

Casar por um bom sexo? É um delicioso motivo, mas é pouco... Uma garota de programa faria isso bem e barato (satisfação garantida ou seu dinheiro de volta). Além do que, sem discutir a relação (só o preço, talvez).

Casar para ter uma companheira? É um ótimo motivo, mas é pouco... Uma acompanhante, uma cuidadora, uma contadora de estórias ou um punhado de amigos resolveria a questão.

Conheço gente que casa pelas razões as mais diversas – tanto homens quanto mulheres. A grande maioria por receio da solidão: mal que desabriga a alma e os sentidos, especialmente aflitiva nos tempos modernos, em que ninguém tem mais tempo pra alguém, exceto em rápidas mensagens via e-mail ou em sites de relacionamentos com aquelas mensagens prontas, do tipo copiar e colar.

Uns tantos outros se casam por vaidade, querem exibir seus pares como troféus, não acreditam ser capazes de integrar-se social e familiarmente na condição de solteiros, viúvos ou separados.

Um outro grupo por interesse.

Buscam o conforto e todas as possibilidades de uma vida estável que seu companheiro (a) lhes possa proporcionar ou para tanto contribuir.

Escuto de amigos opiniões que me assustam, tamanha a corrupção moral de que se revestem e a carência de valores que encerram. E o que mais choca e surpreende - gente bem formada (e informada). Tem horas em que a discussão sobre o tema, em algumas rodas, me fazem parecer um idiota. Se bem que parecer um idiota na defesa daquilo que acredito tem sido algo tão constante, que chego a duvidar do acerto das minhas próprias convicções.

Conheço gente que não casa pra não dividir o patrimônio que tem. Muitos outros que não se separam por idêntico motivo.

O convívio, por si só já é algo difícil. As pessoas vêm de educação, família e experiências de vida bem diferentes. Ajustar suas neuroses não é tarefa fácil. Só o amor pode proporcionar a paciência e a compreensão necessária.

Mas nem tudo está perdido. Há alguns mais sensatos, mais sábios, que se casam por amor. E só por amor se casam. E estão certos, posso garantir. Somam e dividem. Subtraem e multiplicam. Fazem toda a cartilha da aritmética da vida a dois.

Benditos sejam !!!






Texto com registro de autoria
Foto arquivo pessoal
Luiz Henrique Noronha
Enviado por Luiz Henrique Noronha em 20/08/2009
Alterado em 12/01/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras